Criar um Site Grátis Fantástico



Partilhe esta Página



Total de visitas: 1619
MINISTÉRIOS
MINISTÉRIOS

MINISTÉRIOS



 

 

RESUMO
Neste paper estudaremos a importância dos dons e ministérios para a igreja, quais são os dons, e porque Deus os entregou à igreja.


INTRODUÇÃO
A diversidade de dons existe para unidade da igreja, a igreja é o corpo de Cristo, e em um corpo cada membro tem sua função e sua importância, e cada um depende do outro para que o corpo seja perfeito.


DEFINIÇÃO DE DONS
Os dons espirituais são recursos extraordinários que o Senhor Jesus Cristo, mediante o Espírito Santo, colocou a disposição da Igreja com o objetivo de: ampliar o conhecimento do poder e da proclamação do povo de Deus, chamar a atenção dos incrédulos a realidade divina e aperfeiçoar os cristãos em santidade.




DEFINIÇÃO DE MINISTÉRIO
Ministério vem da palavra grega  diakonia, que quer dizer  servir, se destina a um trabalho todo especial na obra de Deus, sendo considerado uma dádiva divina. Vale ressaltar que todos os dons e ministérios estão sob controle divino; o Pai, o Filho e o Espírito Santo, que operam dentro de uma gloriosa ordem na Igreja.



QUAIS SÃO OS DONS
Paulo apresenta no capitulo 12 de 1 Coríntios, duas classes de dons: 

*Na primeira há nove dons ( 1 Co. 12:08-10) 
Palavra de sabedoria, Palavra de ciência ( ou conhecimento ), Discernimento de espíritos, Fé, Cura, Operação de milagres, Profecia, Variedade de línguas, Interpretação de línguas.

*Na segunda há oito dons (1 Co.12:28)
Apóstolos, profetas, mestres, operação de milagres, cura, Socorro(ajuda), administração e variedade de línguas.

No livro de Efésios o aóstolo Paulo também fala sobre os dons:
E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, (Efésios 4:11)

Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar, use-o na proporção da sua fé.
Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine;
se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria. (Romanos 12:6-8)



QUEM RECEBE OS DONS
A

palavra de Deus nos mostra as diversidades dos dons espirituais, que foram deixados por Deus com intuito de edificar a igreja, sendo que estes dons são entregues a cada cristão que está inserido no corpo de cristo, conforme a vontade do Espírito Santo, pois é Ele que entrega pelo menos um dom a cada pessoa conforme lhe convém. Quando este dom for descoberto temos que colocar em pratica para o crescimento e edificação da igreja.




O OBJETIVO DOS DONS
Ter um dom não é para seu ego ou ter status, mas sim para trabalhar no reino de Deus de forma efetiva e obtendo resultado.
Todo dom que possuímos futuramente nos leva a um ministério, primeiro vem o dom e depois o ministério.os dons são recursos que Deus deixou para que o corpo de Cristo (igreja) seja edificado e a igreja venha a servi-lo de forma efetiva com compromisso para que a obra seja sempre abençoada e o nome do Senhor seja glorificado. Cada cristão deve buscar no Senhor o desejo de servi-lo com dedicação. 



MANIFESTAÇÕES ABSURDAS
Muitas manifestações absurdas existem hoje dentro das igrejas, alguns pastores visando fama e dinheiro tem distorcido o evangelho de Cristo com a chamada teologia da prosperidade e outras manifestações absurdas, como gente rastejando como cobras, latindo como cachorro

rugindo como leão e outras coisas mais que tiram o foco do verdadeiro evangelho de Cristo Jesus que é o arrependimento dos pecados e consequentemente a salvação
Existem também igrejas que o culto é só de revelação, revela dor de cabeça, dor nas pernas.dor aqui dor alí e a pregação da Palavra fica esquecida. 
E o pior é que essas manifestações atraem Muito mais pessoas do que verdadeira Palavra de Deus, pessoas que acham que isso sim é manifestação do Espírito Santo e seus dons, até mesmo cristãos já com bastante tempo de igreja se deixam levar por estas manifestações e acabam deixando sua igreja é indo atráz de tais coisas.
Mas o cristão verdadeiro alicerçado na Palavra de Deus sabe que a verdadeira manifestação do Espírito Santo convence o homem do pecado e gera uma mudança de vida.



CONCLUSÃO
Os dons e ministérios são muito importantes para o crescimento da igreja,Jamais devemos menosprezar os dons espirituais, mas, devemos ficar atentos àqueles que abusam dos dons ou confiam neles como prova de aceitação pessoal para com Deus. Busque a compreensão através de um relacionamento com Deus leia a bíblia, ore, seja cheio do Espírito, entenda que Ele é soberano para dar os dons, portanto, cuide de colocar seus dons em prática para assim, abençoar a muitos